Nossos Projetos Sociais
Escolinha do Calango:
Inclusão social e formação
de atletas de alto rendimento
Cria do Belo Jardim Futebol Clube, o Calanguinho, como é carinhosamente conhecido o projeto social da Escolinha de Futebol do Clube, nasceu em 2013 com o propósito de gerar oportunidades para jovens e adolescentes do município e do Agreste, por meio dos esportes, promovendo inclusão social e transformação na vida dos beneficiados.
Nos três primeiros anos, a Escolinha do Calango funcionou unicamente com caráter educativo de inclusão social. A partir do quarto ano, a Escolinha adotou o caráter de alto-rendimento esportivo, visando a formação de atletas em categorias Sub-13; 15, 17 e Sub-20, com faixas etárias de 11 a 20 anos. A formação de atletas de alto rendimento exige uma equipe multidisciplinar com especialistas em treinamento, para ajudar o atleta a alcançar um desempenho de alto nível. O projeto dispõe de coordenador técnico, preparador Físico (Profissional de Educação Física), profissionais de Educação Física para treinadores de categorias de base, psicóloga, roupeiro, motorista e massagista.
​
A formação de atletas de alto rendimento prepara jovens do Belo Jardim Futebol Clube para o profissional do próprio time, com participação em competições oficiais e de campeonatos como o pernambucano e o brasileiro. Assim como, forma esses atletas para times profissionais maiores em Pernambuco, no Brasil e no exterior. O jogador Anderson Chaves, que joga no Fujieda, do Japão, começou na Escolinha do Calango.
A Escolinha do Calango funciona com apoio de patrocínio de empresas pernambucanas e nacionais, por meio da Lei de Incentivos aos Esportes. Os atletas recebem uniformes de jogo (camisa, calção e meiões), chuteiras, uniformes de viagem (agasalhos), bolsas de viagem. Em cinco edições, o projeto conquistou a adesão da comunidade. Tendo alta demanda – cerca de 1.500 inscritos e 860 selecionados.
PATROCINADORES
PATROCINADORES